JES E KUKANOVA NO DUBAI

2682

Coincidência ou algo mais? Pai e mãe de Isabel dos Santos encontram-se na maior e mais sofisticada cidade dos Emirados Árabes Unidos

O ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está no emirado do Dubai desde 21 de Dezembro. Ele passou o Natal com a filha Isabel, que não via desde que ela perdera o marido, no dia 29 de Outubro, num acidente de mergulho no Dubai.

As causas da morte não são oficialmente conhecidas. Mas a Polícia do Dubai descartou qualquer mão criminosa. Em alguns círculos falou-se de embolia pulmonar como putativa causa da morte.

O pai de Isabel dos Santos não foi ao funeral do genro, realizado em Londres, no dia 17 de Novembro.  

A ida ao Dubai constituiu-se na primeira vez que José Eduardo dos Santos saiu de Espanha desde que se estabeleceu naquele país em 2019, supostamente para tratamento médico. 

Desde que desembarcou no dia 21 no Dubai, José Eduardo dos Santos tem-se mantido por lá. É com as filha e os netos que ele comemorou  também a passagem do ano.

José Eduardo dos Santos ter-se-á encontrado com a ex no Dubai. É o fim da solidão de que se queixa?

Também está no Dubai, desde os primeiros dias deste ano, a cidadã azeri Tatiana Kukanova. Tatiana é a mãe biológica de Isabel dos Santos. José Eduardo dos Santos e Tatiana Kuknova tiveram uma relação marital entre 1966 e 1979. Dessa relação nasceu uma filha única, Isabel.

Consumado o divórcio, Tatiana Kukanova foi acomodada na delegação da Sonangol de Londres. Mais tarde ela casou-se com um bilionário britânico, de quem se  separou anos depois. Em 1991, José Eduardo dos Santos desposou Ana Paula dos Santos, uma antiga assistente de bordo. A relação terminou em 2016.

Actualmente, quer José Eduardo dos Santos quanto Tatiana Kukanova não têm “compromícios” maritais.

O “estado civil” de ambos tem dado azo a especulações segundo as quais não foi o acaso que juntou o ex-casal no Dubai. 

Em círculos próximos ao antigo Presidente da República admite-se que a “coincidência” possa ter sido gizada pela Isabel, com o putativo propósito de reconciliar os pais.

Nascido em 28 de Agosto de 1942, este ano José Eduardo dos Santos completará respeitáveis 79 anos de idade.

Desde que se auto-exilou em Barcelona, José Eduardo dos Santos  habita numa luxuosa casa avaliada em 6 milhões de euros, situada no Bairro de Pedrailbes, mais conhecido por Bairro de Elite”. Há um ano, José Eduardo dos Santos pediu à Isabel para comprar a luxuosa mansão. Com isso, o ex-Presidente procurava, certamente, reduzir a sua dependência económica de Luanda. São desconhecidas as razões por que a ex-Princesa não atendeu o pedido do pai. Sendo assim é o Estado angolano que continua a suportar integralmente a pesada factura que decorre da dolce vita de José Eduardo dos Santos em Espanha. 

Quase na mesma altura, José Eduardo dos Santos também pediu a Isabel que liquidasse alguns passivos que acumulara, um dos quais o pagamento de um iate que ele e família usaram anos a fio. Isabel também não liquidou a conta. O iate de que José Eduardo dos Santos se serviu pertence à família Madaleno.

Apesar do luxo em que vive e das mordomias que o cercam, frequentemente José Eduardo dos Santos tem reclamado de solidão. “Ele sente-se muito só”, segundo confidenciou ao Correio Angolense uma fonte muito chegada ao antigo homem forte de Angola.

“É por isso que faz sentido uma eventual demarche de Isabel para reunir os país. Afinal, além de idosos, ambos estão  disponíveis”, completou a  mesma fonte do Correio Angolense. “Nesssa fase de vida, o velho precisa mais do que guarda-costas, lavadeiras e cozinheiras. Precisa de uma mulher ao lado”, sentenciou outra fonte.