“Pesos-pesados” da diplomacia dos EUA visitam Angola

3904

A sub-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman e a Secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Africanos, Molly Phee, visitam Angola “brevemente”, segundo indica um comunicado do ministério das Relações Exteriores (MIREX) da República de Angola distribuída hoje à comunicação social.

De acordo com a nota do MIREX, a informação foi dada pelo embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo S. Mushingo, num encontro com o ministro da Relações Exteriores de Angola, Tete António. A data da visita não foi precisada pelo diplomata estado-unidense.

De igual modo, não foi revelada a agenda das responsáveis do Departamento de Estado dos EUA durante a visita que deve ocorrer ainda este ano. Estima-se, porém, que um dos assuntos em pauta é a “operação especial” da Rússia na Ucrânia, tema em relação ao qual Angola mantém-se neutra. 

Tulinabo S. Mushingo e Tete António encontraram-se na sede do MIREX e passaram em revista a relações entre ambos os países, as quais abrangem vários domínios, designadamente política, diplomacia, economia, sociedadee cultura.

O documento do MIREX indica que “o encontro entre as duas individualidades serviu para as partes falarem do alargamento da ‘parceria estratégica bilateral’, entre a República de Angola e os EUA, além de ‘trocas de visitas’, de mais alto nível, entre os dois países, a realizar-se no decorrer do presente ano económico.”