JL, tem “apreço” pelo êxodo dos angolanos

4692

Qualquer dicionário da língua portuguesa ensina que significado de apreço é consideração, estima, dar valor a.

Numa mensagem que ontem, terça-feira, postou no Facebook, o Presidente da República disse ter grande apreço pelos angolanos que deixam o país “à procura de novas fronteiras além fronteiras”.

Nos dias 15 e 25 deste mês, os semanários Valor Económico e Novo Jornal titularam em manchetes: “Quadros angolanos largam tudo e rumam para Portugal à procura de  condições mínimas” e “Fuga de angolanos para o exterior ´sufoca´ emissão de passaportes”.

O que seria expectável é que o Presidente da República reagisse aos factos revelados pelos dois jornais com enorme preocupação e apreensão.

 

Entre os angolanos que deixam o país estão quadros valiosíssimos, imprescindíveis para o desenvolvimento do país, e cuja formação consumiu milhões de dólares.

A mensagem de João Lourenço no Facebook disfarça mal o alívio que o êxodo de angolanos lhe provoca.

Ficou demasiado claro que o êxodo não lhe provoca o menor incómodo.

Na estranha mensagem, o Presidente angolano diz esperar que os angolanos que emigram “não se desliguem da Pátria, que precisa do contributo de todos para as conquistas que todos almejamos”.

Se o Presidente da República contasse com o contributo de todos os angolanos, já teria tomado iniciativas tendentes a desencorajar o êxodo dos melhores filhos do País.

Para início de conversa, a instauração do Estado Democrático e de Direito, com a necessária separação de poderes, já seria um bom ponto de partida.