Temos liderança?

3295

 – A liderança decorre da acção do líder e não do que este é, constituindo comportamentos usados para ajudar as pessoas a alinhar a direcção colectiva e executar planos estratégicos de uma organização para alcançar resultados.

− Um líder guia, motiva e influencia pessoas para um objectivo partilhado; gere tarefas, inspira e capacita os membros de sua equipa; fomenta a colaboração e cria um ambiente de trabalho positivo. Para o efeito, o líder estabelece uma visão, toma decisões e inspira os outros no alcance do seu potencial máximo.

− A liderança envolve habilidade tais como pensamento estratégico, resolução de problemas, comunicação eficaz e empatia.

− Há posições formais de liderança ocupadas por pessoas que, entretanto, não lideram, assim como existem pessoas que exercem liderança sem ocuparem tais posições formais, pelas suas acções.

− Habilidades de liderança podem ser aprendidas.

− De acordo com a análise da literatura académica da McKinsey e uma pesquisa em organizações em todo o mundo, existem quatro tipos de comportamento que respondem maioritariamente pela eficácia da liderança: solidariedade; forte orientação para resultados; busca de diferentes perspectivas; e resolução de problemas de forma eficaz.