Saúde do patriarca deteriorou-se.
Clã Dos Santos em Barcelona

20151

Até ao final da semana passada, antiga primeira dama de Angola, Ana Paula dos Santos, encontrava-se na cidade espanhola de Barcelona para seguir de perto o estado de saúde do marido, que se degradou consideravelmente nos últimos dias. 

Com excepção de José Filomeno dos Santos (Zenu), preso a um processo judicial em Angola, todos os restantes filhos de José Eduardo dos Santos também foram a Barcelona com o mesmo propósito.  

José Eduardo dos Santos trava uma prolongada batalha contra um cancro da próstata.

Em 2019, dois anos depois de deixar a Presidência da República, mudou-se para a cidade espanhola de Barcelona para estar mais próximos de cuidados médicos mais competentes.

Em Setembro do ano passado, interrompeu o tratamento médico para regressar ao país por motivos particulares.

Nos raros momentos em que se deixou filmar por câmaras de televisão, viu-se um homem fisicamente bastante debilitado.

Em finais de Fevereiro, José Eduardo dos Santos teve uma crise que levou ao seu internamento na Luanda Medical Center.

Foi sobre uma cadeira de rodas que a 7 de Março o ex-Presidente tomou o avião que o levou de volta a Barcelona.

Mas, o reencontro de José Eduardo dos Santos com o seu corpo clínico não se traduziu em melhoras. Pelo contrário. À crescente perda de peso  (estima-se que nesta altura o seu peso variará entre os 48 e 50 kg) juntou-se o que os médicos definem como depressão catatónica, um estado em que, regra geral, o paciente tem um olhar fixo num alvo indefinido e mal reage a estímulos, sejam eles verbais ou motores. 

Em Julho de 2017, poucos antes de passar o testemunho ao actual Presidente da República, José Eduardo dos Santos viajou apressadamente a Barcelona em virtude do que se admitiu ser uma embolização metastática cerebral, um quadro de evolução rápida que decorre da progressão, por via sanguínea, do tumor prostático para o cérebro, causando lesões degenerativas. 

Admitindo, embora, não possuírem informações muito detalhadas, médicos consultados pelo Correio Angolense disseram, no entanto, que a ida de Ana Paula dos Santos e de quase toda a prole de José Eduardo dos Santos a Barcelona sugere que a doença cancerígena que apoquenta o antigo Presidente da República pode estar já numa fase em que a regeneração é improvável. 

Perante quadro de muito improvável regressão, geralmente os médicos apontam para a inoportunidade de investimento, uma situação em que o internamento hospitalar se converte numa inútil perda de dinheiro e por isso o paciente é aconselhado a ficar mais próximos dos seus ente queridos. 

Embora já não coabitem sob o mesmo tecto desde 2018, José Eduardo dos Santos e Ana Paula Cristóvão Lemos dos Santos não dissolveram o casamento que os une desde 1991.

Nos quase 7 meses que esteve no país, José Eduardo dos Santos teve dois encontros com o Presidente João Lourenço, ambos na sua residência, e recebeu Sam Nujoma, antigo Presidente da Namíbia, de quem, segundo constou, teria ouvido uma oferta para residir no país vizinho.

O antigo Presidente da República não fez declarações públicas e também não teve qualquer actividade político-partidária. Não participou do XIII congresso ordinário do MPLA e também não foi a uma reunião do Conselho da República, de que é membro.

Zenu dos Santos, o único filho ausente de Barcelona, aguarda o desfecho de um recurso extraordinário de inconstitucionalidade que interpôs no Tribunal Constitucional. O recurso visa reverter a decisão do plenário do Tribunal Supremo que manteve a sentença do julgamento em que o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola foi condenado a 5 anos de prisão no caso conhecido como 500 milhões de dólares. 

Em Agosto de 2020, o Tribunal Supremo condenou José Filomeno dos Santos a pena de quatro anos de prisão maior pelo crime de burla por defraudação, na forma continuada, e a dois anos pelo crime de tráfico de influência, na forma continuada. No cúmulo jurídico, o filho varão viu a pena fixada em 5 anos.