Antiga “estrela” da NBA Tony Parker acompanha Macron na visita a Angola

447

O antigo basquetebolista francês Tony Parker, que em Junho passado terminou a sua carreira nos Charlotte Hornetts, da liga profissional dos EUA, acompanha o presidente do seu país na visita que efectua em Maio próximo a Angola.
A informação foi prestada ao Correio Angolense por fonte da embaixada de Angola em França. De acordo com a fonte, o ex-jogador, de 37 anos (nasceu a 17 de maio de 1982), vai promover um torneio de mini-basquetebol em Luanda. Os presidentes de França, Emmanuel Macron, e o de Angola, João Lourenço, estarão presentes.
Além de proferir palestras para as crianças nesse torneio, Tony Parker vai encontrar-se com agentes locais de basquetebol com os quais trocará impressões, visando conferir dimensão verdadeiramente mundial a “bola ao cesto” angolana.
Primeiro europeu eleito MVP da final da NBA, algo que aconteceu em 2007, Tony Parker foi seleccionado pelos San Antonio Spurs como 28.ª escolha do Draft de 2001. Com quatro “aneis” da NBA arrebatados em 2003, 2005, 2007 e 2014 às ordens de Greg Popovic, alcançou médias de 15,5 pontos, 5,6 assistências e 2,7 ressaltos. Também foi campeão europeu com a selecção de França, em 2013, tendo sido MVP.